19 de agosto de 2009

Corrida de Jegues no Assentamento Paus-preto



Graças à educação e aos esforços da comunidade, estamos resgatando a nossa cultura de forma significativa, surgindo assim novas modalidades culturais, especialmente no esporte. Hoje, em nosso município, apreciamos um dos esportes que se tornou uma grande atração para as comunidades rurais que é a corrida de jegues. Deu-se inicio no ano de 2005 na comunidade de Paus-preto, no município de Sebastião Laranjeiras, estado da Bahia tendo como fundadores, o atual diretor das escolas rurais, Vivaldo Nogueira de Souza e o professor Marcos Roberto.
O surgimento deste esporte ocorreu devido a localidade de Paus-preto dispor de um grande numero desse tipo de animal, o jegue e os fundadores, pensando em uma atividade a ser desempenhada em comemoração ao dia dos pais, surgiu então a idéia da corrida de jegues, onde foi apresentada a proposta aos pais que deram um total apoio ficando estabelecido a primeira corrida para o segundo domingo de agosto de 2005.
Neste dia do evento, estiveram presentes pessoas das comunidades circunvizinhas, autoridades municipais, tais como o Sr. Prefeito e esposa, empresários, medico, secretária de educação, diretora, professores, funcionários públicos, policia militar, etc.
Ao termino da corrida, a animação ficou por conta da dupla Robson e Jucelio (Artistas da Terra) que animou até o raiar do dia.

Dados sobre o evento

A corrida se desenvolve em uma pista enfeitada com percurso de 400 m em curva sinuosa. A primeira corrida apenas premiou o primeiro colocado, a partir da segunda edição, a premiação se estendeu ao segundo e terceiro colocados.

Ano Competidores
2005 17
2006 28
2007 23
2008 27
2009 33


A edição de 2009


Ocorrida no dia oito de agosto de 2009, a V corrida de Jegues contou com a presença de vários populares e autoridades públicas, como a Prefeita Municipal, Dra. Luciana e o Presidente da Câmara de Vereadores, Mica.
A competição foi dividida em três baterias eliminatórias e a grande final foi disputada com os vencedores das citadas baterias, sendo eles, Sebastião Gonçalves, Jailton Ribeiro e Antonio Francisco, consagrando-se o Campeão o Sr. Antonio Francisco, o segundo colocado, Jailton Ribeiro e o terceiro colocado o Sr. Sebastião Gonçalves.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

joão roberto disse...

muito boa essa corrida do jegue!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.