11 de novembro de 2009

ADAB realiza 2ª etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos e não afeta eqüídeos (cavalos, asnos, mulas).
O animal afetado apresenta uma febre alta, que diminui após dois a três dias, e ferimentos (vesículas) nas mucosas e pele.
Apesar da alta sensibilidade ao calor e à luz, os vírus da aftosa são transmitidos pelo ar, pela água e pelos alimentos.
A disseminação ocorre de forma muito rápida e o local onde a doença é detectada é interditado, dificultando a produção de gado e a venda de carne. A doença é extremamente contagiosa e a prevenção é a vacinação. A Secretaria estadual da agricultura através da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) é o órgão responsável pela fiscalização e controle estatal contra a febre aftosa. Procuramos a médica veterinária do órgão citado para obtermos mais informações, a Drª Edlúcia Barros que nos orientou que todos os criadores de bovinos devem vacinar seu rebanho de qualquer idade do dia 01 ao 30 de novembro de 2009. Mas só vacinar não adianta e deve-se comprovar que efetivamente vacinou levando a nota fiscal da vacina e relação real dos animais imunizados ao escritório da ADAB onde tenha o cadastro para o registro, caso não tenha cadastro ainda, ao procurar o escritório, essa situação será regularizada.
A multa para quem não vacinar seu rebanho é de 50 UFIRS ou o equivalente a R$ 53,00 por animal não vacinado e um técnico da ADAB fará a vacinação obrigatoriamente e vacinando e não comprovando em no máximo 15 dias da imunização, a multa é de 150 UFIRS ou R$ 159,00 por propriedade, lembrando que a vacinação é obrigatória e além da multa acarreta em outras sanções legais.
Durante a campanha, ocasionalmente, nos dias de feira livre na cidade (terça-feira), no escritório da ADAB os criadores poderão tirar duvidas com médicos veterinários da entidade.
Vacinar seu rebanho é cumprir com seu dever cívico e proteger a população de doenças e também garantir que a Bahia fique livre da Aftosa. Fique atento ao calendário, além da aftosa há a campanha conta a Brucelose também e em caso de dúvida, procure o escritório da ADAB.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.