10 de novembro de 2009

Dia do Idoso

De acordo com a lei n° 11.433, de 28 de dezembro de 2006, sancionada pelo Presidente Lula, o Dia Nacional do Idoso passou a ser celebrado no dia 01 de Outubro de cada ano. Antigamente, a data era celebrada no dia 27 de setembro, mas depois da referida lei, a data coincide com o Dia Internacional do Idoso instituído pela ONU em 1999.
Os idosos têm seus direitos garantidos de acordo com a Lei N° 10.741, de 1º de outubro de 2003, chamado de ESTATUTO DO IDOSO e que lhes reserva, por exemplo: Atendimento prioritário em repartições públicas, direito à saúde, ao envelhecimento saudável, à prioridade na restituição do imposto de renda, à gratuidade nos transportes públicos, entre outros.
São considerados idosos todos os sexagenários, ou seja, aquele que chega aos sessenta anos de idade.
Aproveitando a oportunidade, procuramos as duas pessoas mais idosas conhecidas no nosso município: A senhora Maria Eufrásia de Souza, moradora do Buqueirão, mais conhecida como Dona Santa ou Tia Santa, que nasceu em Sebastião Laranjeiras em 01/11/1909, ou seja, fará 100 anos, apesar dos seus documentos marcarem outra data, 15/04/1909. Seu apelido, Santa, é devido ela ter nascido no dia de todos os santos e o senhor Braulino Ferreira Pinto, 106 anos, nascido em 15/10/1903 no Distrito de Mandiroba, Município de Sebastião Laranjeiras, o Sr. Braulino, conhecido como «doutor» já fez muito por nossa história.


Órfão de pai desde o ventre, perdeu a mãe com três anos de idade, sendo criado por sua irmã mais velha. Constituiu família aos 28 anos e teve 08 filhos sendo, 04 homens e 04 mulheres.
Foi lavrador na maior parte de sua vida, tendo sido Delegado de Mamonas e também Vereador por Sebastião Laranjeiras.
Hoje vive com os filhos que o auxiliam no dia a dia, pois já não enxerga e nem ouve muito bem, mas se mantém lúcido.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

carlos magno disse...

parabéns folha sebastianense.......
Execelente matéria...afinal, poucos sabem até mesmo que existe o " dia do idoso"...Eu não sabia..

Folha Sebastianense disse...

Muito obrigado!
Para nós é uma satisfação receber seu comentário e saber que de alguma forma contribuimos com uma informação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.