6 de dezembro de 2009

Afinal, o que é PSF?


Muitos reclamam do sistema de saúde, que demora para atender, que precisa de mais atenção mas há muitos profissionais que trabalham para nossa saúde espalhados pelo Brasil e que são pessoas idôneas e sérias e também em Sebastião Laranjeiras há uma equipe muito grande para atender aos nossos munícipes.
Buscando informações para todos, procuramos informações sobre como funciona os chamados PSF’s (Programa saúde da família) que tem em muitos municípios e em Sebastião Laranjeiras tem três (Um na Sede, um em Mandiroba e outro no Núcleo III) eles cobrem um total de 86,14% do município, o restante é atendido pelos postos de saúde que ao todo são dois (Mato Grosso e Piranhas) e o PACS (Agentes Comunitários da Saúde) completam os 100 %. Isso quer dizer que todo município tem atendimento e cobertura do sistema de saúde.
O PSF atua de forma preventiva, fazendo promoção da saúde, ou seja, prevenir antes que aconteça a doença. Tem vários programas de acompanhamento como: Hiperdia (acompanhamento da Hipertensão e Diabetes), Puericultura (Atenção à saúde de todas as crianças menores de cinco anos) e também outras moléstias como: Tuberculose, Hanseníase, Combate à dengue, distribuição gratuita de preservativos, entre outros.
Em outras palavras, o programa atende a tudo que for de baixa complexidade, casos não graves e que não necessite de um profissional especializado, como: Exames laboratoriais, atenção básica da saúde, saúde da criança, adolescente, idoso, mulher, mental, trabalhador e bucal.  Os casos de média e alta complexidade são enviados para outros municípios.
A equipe que forma um PSF é composta de um médico clinico geral, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar, agente comunitário de saúde e dentista.


A rede municipal de saúde fará um mutirão de combate ao câncer do colo do útero e do de mama, nas seguintes datas e locais:


24/11/2009 – Realizado no PSF da sede e comunidades próximas;
08/12/2009 – PSF do Nucleo III e comunidades próximas;
15/12/2009 – PSF de Mandiroba e comunidades próximas;
22/12/2009 – PACS e Posto de Saúde de Piranhas e comunidades próximas.


Não deixe de acompanhar as campanhas desenvolvidas pela Secretaria da Saúde, procuraremos informar todas assim que soubermos e importante salientar que saúde é o que primeiro precisamos e por isso a importância em preservar e valorizar aqueles que trabalham para a saúde de todos.


Agradecimento a todos da Secretaria Municipal de Saúde e em especial à Leila Cristina Araújo Silva Cotrim, Coordenadora da atenção básica, que nos atendeu muitíssimo bem e passou todas essas informações.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.