12 de dezembro de 2009

Entrevista do Mês (Novembro / 2009)

Neste mês de Novembro, nosso maior enfoque foi a saúde, pois se trata de uma área essencial à nossa vida e nas próximas edições procuraremos trazer mais informações sobre algumas doenças e principalmente como preveni-las. Para responder algumas queixas dos nossos leitores, procuramos e fomos muito bem atendidos pela Secretária de Saúde do nosso município, a Ana Maria Porto Lima da Silva, 26 anos, que assumiu a pasta em agosto de 2009.

FOLHA SEBASTIANENSE: Como anda a saúde de Sebastião Laranjeiras?
ANA MARIA: No meu ponto de vista está bem com algumas dificuldades como contratação de médicos, mas no geral, estamos trabalhando bem. Procuramos atender a todos com cordialidade, todos da área da saúde são bem elogiados quanto ao atendimento e essa é a orientação para todos.

FS: Quando vai ter médico no PSF do Núcleo Habitacional III?
ANA MARIA: A Fundação Estatal realizará um concurso para médico e dentista no mês de janeiro (2010) e a previsão é que em março já tenha profissionais atendendo no PSF.

FS: Não tem possibilidade ou planos de ter médicos ginecologistas atendendo no município?
ANA MARIA: A prefeita tem planos sim para atendimento ginecológico e pediátrico no nosso município.

FS: Como funciona a mecânica de envios de casos de média e alta complexidade que não são atendidos na nossa rede de saúde?
ANA MARIA: O nosso município tem uma cota para atendimentos em Guanambi que é de acordo com a população. Muitas pessoas não entendem e talvez por falta de informação pensam que somos nós que temos má vontade mas essas consultam necessitam ser marcadas mas sempre que possível e dependendo da gravidade da situação, a nossa prefeita consegue que se faça atendimentos a mais que a cota.

FS: Há planos para construção de um PSF no Povoado de Piranhas?
ANA MARIA: Primeiramente, é preciso que se regularize os já existentes pois, as propriedades não são da prefeitura, são alugados e em Piranhas tem um posto que passou por reforma recentemente e é muito bom e com médico e enfermeiro atendendo, mas há sim sempre planos para melhorar as condições de atendimento e de trabalho.

FS: E no Hospital Municipal Walter Leão Rocha que não possui gerador de energia, e em caso de queda da energia?
ANA MARIA: Já estão sendo providenciadas lâmpadas de emergência que suprirão eventual queda de energia.

FS: Como é o desafio de ser a Secretária de Saúde?
ANA MARIA: É difícil mas gratificante. É uma área importante pois ninguém tem hora para adoecer e quando isso acontece nosso atendimento deve ser o mais correto. Mas eu gosto do município evoluindo e colaboro com meu trabalho. Muitos reclamam que viajo muito, mas é necessário para participar de reuniões e aprender mais e nessas horas percebo o quanto é importante o nosso serviço.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.