14 de janeiro de 2010

Entrevista do Mês (Dezembro / 2009)



Pe. Zé Maria, Dona Morena, Arnaldo e Sr. Chico de Josias


Sebastião Laranjeiras tem seu nome em homenagem a um bispo nascido no Distrito de Mandiroba por nome de Sebastião Dias Laranjeira que, conforme citamos, foi bispo, mas no Rio Grande do Sul, lutou contra a escravidão e faleceu noventa dias depois da Lei Áurea.  E, nesta terra, berço de um bispo e depois de um padre, eis que um raio caiu no mesmo lugar, incrivelmente na mesma família, trata-se de Arnaldo Josias da Silva, natural dos Campos.


FOLHA SEBASTIANENSE: Quem é o Arnaldo?
ARNALDO: Sou filho de Francisco Josias, o “Chico de Josias” e Francisca Caçula, a Dona “Morena”. Nasci em 1981 nos Campos e hoje moro em Belo Horizonte onde faço seminário para formação para ser padre onde cursei filosofia e estou na metade do curso de teologia.


FS: Como você percebeu sua vocação para a “batina”?
ARNALDO: Quando era criança tinha imaginações de celebrações e em 1999 resolvi fazer um vocacional em Caetité e daí me decidi.


FS: Moramos em um país que tem muitos católicos, mas para quem não conhece, quais as funções de um padre?
ARNALDO: Uma das funções é a celebração da eucaristia (missa) e também os outros sacramentos, exceto o de ordem (A ordenação, para ser padre, só é feita por Bispos). Pode ser um pregador, missionário e no caso de um marista, como eu, professor.


FS: Quem são os Maristas?
ARNALDO: Marista vem do nome de Maria. É uma congregação católica como os franciscanos e os Diocesanos, fundada na França em 1817 e aprovado pelo Papa Gregório XVI em 1836 e chegou ao Brasil em 1981 e é inspirada na mãe de Jesus.


FS: Quais os passos para se tornar um padre?
ARNALDO: Fazer acompanhamento vocacional e depois de analisado por dois padres entra para o seminário, estuda filosofia e teologia, faz diaconato e presbiterado. Se for religioso, também faz no período de formação um noviciado e depois os votos perpétuos.


FS: Qual a emoção de fazer seus votos perpétuos na sua cidade natal?
ARNALDO: Ainda mais que cidade natal e sim na comunidade natal, busquei coincidir essa data com a festa que tem todos os anos para ser aqui mesmo. Para mim foi muito emocionante por ser daqui e muito gratificante.


FS: Qual sua mensagem para todos os Sebastianses?
ARNALDO: Dentre muitas, a principal é que não percam a fé em Deus com as decepções e dificuldades. Continuem perseverantes, pois podemos fazer um mundo melhor sendo melhores cristãos.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

nogueira disse...

Fiquei muito feliz com esta linda entrevita cosedida com o Padre Arnaldo,e tambem muito orgulhoso de fazer parte desta familha,tão religiosa,porque ter dois primos padres em uma so familha,é muito gratificante.
Lucivando..

Kamila disse...

PARABENS A TODOS QUE COMPÕE O JORNAL, E PEÇO PARA IMPLANTAR UMA SALA DE BATE PAPO NO SITE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.