19 de março de 2010

Entrevista do mês (Fevereiro / 2010)

Quem você gostaria de ver aqui? 
Faça sua sugestão!
No comentário ou por e-mail você pode nos contactar.
A educação deve ser uma das principais pilastras para uma sociedade que almeja desenvolvimento e o ano letivo em Sebastião Laranjeiras começou no último dia 1° de março e com algumas mudanças. Atendendo a uma lei, a Secretaria Municipal de Educação entregou ao Estado o Ensino Médio, ficando responsável pelo ensino Primário e Fundamental. Para obtermos mais informações, procuramos o Secretário de Educação, Sr. Joselito Pinto Silva, 51 anos, para esclarecer algumas dúvidas e saber mais dessa área tão importante.

FOLHA SEBASTIANENSE: Quais as principais mudanças na rede de ensino?
JOSELITO PINTO SILVA: Foi feito um redirecionamento da rede em 2009 e a partir de 2010 o município de Sebastião Laranjeiras atuará na educação infantil e fundamental e o estado com o ensino médio.

FS: E para essa mudança, o que foi feito?
JOSELITO: Houve a transferência dos alunos que estudavam o ensino médio nas escolas municipais para o colégio estadual D. Pedro I e os alunos que estudavam o ensino fundamental no D. Pedro foram transferidos para escolas municipais. Todos os alunos do ensino médio estudarão no Colégio D. Pedro I e nas escolas municipais serão atendidos os alunos até a oitava série.

FS: Em relação ao transporte, os alunos da rede municipal terão transporte e os alunos da rede estadual também terão transporte da zona rural até a escola?
JOSELITO: Terão e o transporte escolar é mantido pelo município, inclusive para os alunos da rede estadual, pois a prefeitura participa do PETE/BA (Programa Estadual de Transporte Escolar) que é um programa do governo estadual que repassa ao município recursos para o transporte de alunos da zona rural que estudam na rede estadual de ensino.



FS: Há algum novo projeto para esse ano que visa a melhoria da qualidade da educação de nosso município?
JOSELITO: Nesse ano, através do Ministério da Educação - MEC que tem o projeto PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) várias escolas de nosso município estão ganhando um laboratório de informática, entre elas:
E. M. Prisco Viana do Nucleo III, E. M. Manoel da Nóbrega em Piranhas, E. M. Orlando Fernandes Laranjeiras e Desembargador Dom Sebastião Laranjeiras em Mandiroba, E. M. D. João VI em Fazenda Nova, E. M. Maria Quitéria em Janaina, E. M. Rui Barbosa em Lagoa do Buqueirão, E. M. Otavio Mangabeira em Mato Grosso, E. M. Herminio Monção em Tabúa, E. M. João Farias Cotrim em ENSA. 

NOTA: A secretaria municipal de educação atende em novo endereço:
Rua Vereador Joaquim de Carvalho Pinto, S/N (Antiga escola Professora Gildete Alcântara Rocha)


Feliz volta às aulas!


As aulas estão de volta e, com elas, o retorno de muitos sonhos. 
Os professores esperam turmas bem comportadas, entusiasmadas com a proposta didática apresentada. Os alunos, por sua vez, sonham com bons “mestres” e com aulas que os reportem a um mundo até então desconhecido: o mundo do conhecimento e do saber. 
Todos, porém, compartilham da esperança de que todas essas descobertas sejam acrescidas do poder transformador para que possam transpor a sala de aula, gerando sabedoria e ainda mais qualidade de vida. 
Esse ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, as escolas de nosso município desenvolverão no decorrer do ano letivo o projeto Saúde na Escola, abordando temáticas como: higiene mental e corporal, nutrição, álcool e drogas, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, limpeza ambiental dentre outros, visto que um povo bem informado cuidará melhor de sua saúde. 
Por isso, ao iniciar mais um ano letivo, reflitam sobre o papel que cada cidadão tem na educação de nosso município, seja a família, professor, comunidade escolar, sociedade civil ou poder público. Tudo para que, juntos, possamos encontrar formas de realizar os sonhos trazidos pelos alunos e conseqüentemente atender aos anseios de nossa sociedade. 
Desta forma, no retorno às aulas, incentive os sonhos de todos para o real, fazendo do mundo educacional um ambiente de novas descobertas, novas conquistas. 
Um mundo onde o princípio norteador do saber aponte para o conhecimento e para a felicidade. Contem conosco da Folha Sebastianense em mais essa caminhada, e feliz volta às aulas! 


Raylse Souza
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

jovem de mamonas disse...

gostaria de ver a nossa coordenadora do grupo de jovens raylse

MARCELO DE SOUSA SANTOS disse...

Prezado,

É com grande prazer e satisfação que acesso sempre esta página que tem contribuido de forma relevante para o divulgação de nossa cidade, nossa gente, nossa história, nossa geografia e nosso comércio.
Quero enfatizar as preciosas edições que relatam a administração dos antigos gestores municipais possibilitando com isso que nossos estudantes e a população em geral possa fazer uma analise histórica e politica da nossa cidade.
Esses fatos relatados podem ajudar o municipio a se perguntar qual foi a resultado do seu voto em cada eleição e verificar se as necessidades da nossa cidade foram alimentadas com deveriam ou não houve mudanças como o comercio pagando aos seu funcionários valores inferiores a um sálario mínimo, sem carteira assinada, sem direito a hora extra. E ainda se tudo aquilo que foi prometido realmente foi cumprido.
Gostaria de oproveitar o ensejo para sugerir que seja públicado nesta folha ou página uma nota pública relatando as ações dos nossos vereadores: o que fez? O que faz e o que está fazendo pela melhoria do nosso municipio.
Outro ponto relevante seria ouvir populares representante de um rua ou bairro que tenha algum projeto para que possamos ajudá-lo a levar a câmara e a polulação em geral.

Grato,

Negrette

Folha Sebastianense disse...

Olá Marcelo,
Para nós da Folha Sebastianense é um prazer sempre receber comentários iguais ao seu. Recebemos sua sugestão e procuraremos conversar sim com os vereadores.
Muito obrigado por seus acessos.

Folha Sebastianense.

Luiz Carlos disse...

Gostei muito da entrevista de joselito sobre as escolas,e me lembrei qdo vir o nome da escola onde estudei a escola Grupo escolar Rui Barbosa em LAGOA DO BUQUEIRÃO,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.