15 de abril de 2010

Conheça Sebastião Laranjeiras. Buqueirão (Sede do município)




Agora que chegamos ao 47° aniversário de nosso município, chegou a vez de contar a sua própria história nesta edição. Como os registros materiais são poucos, podemos contar apenas com o testemunho vivo de alguns moradores que vivenciaram a história no momento que ocorreu e alguns sites na internet, como o Wikipédia.
Sebastião Laranjeiras teve sua origem nos meados do século XIX, num arraial de nome Boqueirão das Palmeiras, pertencente ao município de Palmas de Monte Alto. Fundado pela família Parreiras, viveu vários anos com essa denominação e categoria. No ano de 1939 foi elevado à categoria de Vila, com a denominação de Vila das Parreiras. No ano de 1944, passou à denominação de "Vila Camateí" até a emancipação política. Após 19 anos foi apresentado à Assembléia Legislativa do estado um Projeto de Lei propondo a criação do município de Sebastião Laranjeiras, adotando o nome do filho mais ilustre da região: o bispo de Porto Alegre D. Sebastião Dias Laranjeira. Este projeto foi proposto pelo Deputado Nicolau M. Suerdieck com o apoio de vários outros deputados. Para tal fim foi desmembrada uma área de 1.854 km² do município de Palmas de Monte Alto. Esta proposta de emancipação integral contou com o apoio dos chefes políticos da Câmara Municipal e do Prefeito de Palmas de Monte Alto, tendo sido coberto de êxito a 30 de julho de 1962. O Governador do Estado sancionou a Lei nº. 1.772, de 30 de julho de 1962, publicada no Diário Oficial de 31 de julho de 1962, criando o município de Sebastião Laranjeiras.
O centro do município é conhecido como “Buqueirão” ou “Sede” e há também o Bairro Santo Antônio. O centro do município é o local mais desenvolvido onde contamos com prefeitura e câmara dos vereadores, secretarias da prefeitura, PSF, Delegacia e Batalhão de Policia, bancos, correios e casa lotérica além de vários comércios e a feira livre é realizada toda terça-feira e recebe os sebastianenses de todos os cantos e até pessoas de outros municípios.
Sebastião Laranjeiras, desde 1963, teve 13 prefeitos, contando com a atual e 108 vereadores, também contando com os atuais.
Lembrando que nós temos um canal de comunicação direta com nossos leitores. Se deixamos de mencionar algo, por favor, não hesite em nos contatar. Ficaremos honrados com isso e você colaborará com mais registros para nossa rica história.

O aniversário de Sebastião Laranjeiras é comemorado todo dia 07 de abril.


Largo Sete de Abril em Sebastião Laranjeiras


Quadra Esportiva na Praça Sebastião Rocha Filho


Praça Sebastião Rocha Filho


Avenida Sete de Setembro


Mercado Municipal Vereador Lafaete Santos Cruz


Igreja Matriz


Centro Educacional Sebastião Laranjeiras


Câmara Municipal de Vereadores


Prefeitura Municipal de Sebastião Laranjeiras
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

MARCELO DE SOUSA SANTOS disse...

Belas fotografias, parabéns Tayguara!

Atte:

Marcelo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.