4 de fevereiro de 2011

Apagão no Nordeste

Na noite desta quinta (03/02) por volta das 23:30 horas, ocorreu um black-out em boa parte do Nordeste do Brasil.
Segundo o UOL Noticias, o apagão atingiu pelo menos sete estados (Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte).
Ainda segundo a agencia citada, o apagão ocorreu depois de uma pane na subestação Luiz Gonzaga, na fronteira de Pernambuco e Bahia. Seis linhas de transmissão caíram, o que ativou o sistema de proteção da rede. Quando técnicos tentaram religá-lo, ocorreu o desligamento total do fornecimento de energia de três usinas da região.
"A causa provável é por falha do sistema de proteção da subestação de Luiz Gonzaga. O sistema todo acabou se desligando como autodefesa", afirmou o Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, sem dizer qual é o tamanho do prejuízo.
Mas, ainda segundo o Ministro Edson Lobão, o sistema elétrico brasileiro é "robusto e moderno" e que, segundo ele, "não há no mundo nada mais moderno" e as falhas que foram registradas durante a madrugada são "as que acontecem no mundo todo", o que nos deixa tranquilos, apesar de não termos notícias de apagões pelo mundo mas os deixa ainda mais orgulhosos da estrutura brasileira, futura sede de copa do mundo e olimpíadas.

Em Sebastião Laranjeiras, a energia foi restabelecida por volta das 11:10 horas, o que significa quase 12 horas de apagão.

Leia mais informações aqui e aqui
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

G disse...

O Ministro Lobão deve conhecer outros mundos, se o sistema elétrico brasileiro é robusto e moderno, certamente ele deve conhecer os sistemas do Peru, Colombia , Haiti etc.

Aqui na Europa não se tem notícias de apagões, moro na suiça ha 19 anos, e só em 1994 houve um apagão de 7 minutos e 47 segundos, provocado por raios e custou a SIG(companhia que explora a energia elétrica)mais de 8 milhões de francos com indenizações.

O POVO PRECISA CONHECER SEUS DIREITOS.

Gildazio Vieira

Genebra-Suiça

gilvieira@bluewin.ch

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.