28 de setembro de 2011

Conheça Sebastião Laranjeiras - Povoado Mato Grosso


Atualmente com cerca de 450 habitantes, Localizado a aproximadamente nove quilômetros da sede administrativa do município, o Povoado Mato Grosso é uma das localidades mais importantes de Sebastião Laranjeiras.
Porém, é um lugar com muita história e muita desta história precisa ser preservada, pois, os arquivos que guardam esses registros estão vivos e há raríssimos registros em documentos.
Segundo o Senhor Dely Vieira, por volta de 1880, provenientes de Paramirim-BA, os Cunhados Antonio Vieira dos Santos e Reginaldo Augusto da Silva, o Nadim. Cunhados pois Antonio Vieira era casado com Liduina, irmã de Reginaldo que era casado com Heloísa Vieira dos Santos, irmã de Antonio e procuravam sair da seca que assombra a região de origem dos mesmos.
Chegando aqui, havia um único dono, conhecido pelo prenome de Faustino. Só havia uma construção: Uma casa que existe até hoje, no restante, só mato.

Quando chegaram no local que hoje é o Mato Grosso, Antonio Vieira dos Santos e Reginaldo Augusto da Silva já encontraram essa casa que atualmente pertence ao Sr. Euler Domingues da Cruz.

Aos poucos foram vindo outros parentes dos dois desbravadores iniciais, como o sr. Manoel Joaquim da Silva, José Candido Duques, Candido Serafim (Veio de Rio de Contas) e Isaias Moreira (Veio de Livramento de Nossa Senhora), que compraram essas terras e próximas às nascentes de rios que havia na época e como a vegetação daqui era bem diferente da que eles tinham na região de Paramirim, o local ficou conhecido como Mato Grosso.
Quando já se fazia dez anos que eles se estabeleceram na região e eram católicos devotos da Santa Luzia, a santa que, segundo os católicos, foi uma mulher temente a Deus e foi presa pelos soldados e lhe arrancaram os olhos, no outro dia ela acordou como se nada tivesse acontecido (Fonte: Wikipedia), tornando-se a santa responsável pela cura da visão e fizeram uma pequena capela que hoje é o Salão Comunitário e na época, os irmãos Antonio Vieira e Heloísa Vieira fizeram uma promessa: Que se não agravasse os problemas na visão que tinham, fariam ano a ano uma novena como era em Paramirim e que até nos dias atuais é efetuada no mês de Dezembro, porém, antes era no mês de Junho ou Julho, após a festa do padroeiro Santo Antonio devido às chuvas do mês de dezembro mas atualmente se comemora na data correta segundo o calendário católico.


Salão Comunitário Santa Luzia, antiga capela onde jazem Antonio Vieira dos Santos, Reginaldo Augusto da Silva, Heloísa Vieira dos Santos, Liduina e José Cunegundes Vieira. 

Hoje em dia, o Mato Grosso tem muitos pontos positivos:
Para uma comunidade com cerca de 450 pessoas, há duas mercearias, dois salões de cabelereiros, duas lojas de roupas, uma lan house, dois açougues, uma padaria, uma borracharia, uma sorveteria, um alambique, um salão para eventos e três bares.


LM Confecções


Lan house

Uma agente de saúde atende a comunidade.
É uma comunidade extremamente religiosa com três igrejas, ambas cristãs: Uma católica e duas evangélicas.


Montagem com as três igrejas do Povoado

Uma praça e quadra de esportes embelezam o local e é uma opção para prática de esportes.

E também há pontos na qual não se podem orgulhar:
O colégio em condições precárias;

Colégio Otávio Mangabeira

Posto de saúde em péssimas condições de preservação, sem identificação e sem placas indicativas na região para localização;

Precário Posto de Saúde

Há uma instalação pronta para telefone fixo porém nenhuma casa dispõe do serviço, segundo alguns populares, devido a quantidade de interessados ser baixa.
O telefone público é uma lástima e nem merece mais comentários.
Telefone celular só com antena fixa.
Há paralelepípedos para o calçamento que quem sabe um dia acontece.



Uma área foi murada desde a administração anterior para a construção de um colégio mas atualmente só há mato e é usado como criadouro de porcos, enquanto isso, há uma extensão do Centro Educacional Sebastiao Laranjeiras em uma casa alugada.

Entrada de uma posse que pretendem construir uma escola.



O Povoado Mato Grosso é cercado pelo Povoado Campos, Brejinho, Mangabeira, Cuité-mirim. 



Fontes consultadas: Dely Vieira dos Santos e Tia Lola.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O conteúdo deste site é disponível para cópia e divulgação só exigindo a menção da fonte. Caso contrário infringe regras e leis de direito autoral conforme a Lei 9610/1998.